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Abaixo alguns Rituais e conhecimentos Ancestrais utilizados pelos povos nativos de diversas tradições do Planeta.

 

BUSCA DA VISÃO

 

A busca da visão é um antigo “rito de passagem”, no qual o buscador é enviado a um Local de Poder, para orar e pedir uma visão por quatro dias e quatro noites, jejuando sem água, sem comida e em silencio.

Exercitamos a paciência e a perseverança esperando por uma visão.

Existem outras jornadas interiores realizadas no Xamanismo, como ficar na escuridão de uma caverna por exemplo.

A busca da visão pode ser transformador no caminho de uma pessoa. Este ritual ajuda a obter respostas que vem somente atráves do isolamento, contato com a natureza e o jejum.

 

Normalmente se constrói um círculo de pedras que representa o local sagrado, a roda de cura (ou bolsinhas de tabaco). Não se pode deixar o círculo durante todo o processo.

É um processo que nos ajuda a silenciar a mente, eliminando a confusão mental que nos é tão comum para encontrarmos a nossa própria verdade.

O propósito principal deste ritual é ajudar a pessoa a encontrar um caminho para a serenidade, o equilíbrio e principalmente o conhecimento interior. Atingir um nível superior de consciência.

Tem como objetivo também colocar o buscador diante do Grande Mistério. Só e isolado, ele ora pedindo a visão. Na Busca, ele é despertado e fica alerta, consciente, observador, atento a todos os seus sentidos e pronto para o contato com o Poder Supremo que se coloca ali ao seu redor ou no seu interior. A visão, na maioria das vezes, acontece em forma de insight ou através dos sonhos.

 

 

RESGATE DE ALMA

 

 

O RESGATE ALMA é uma Técnica de Cura Ancestral muito poderosa, utilizada por diversos povos nativos da Terra, desde tempos imemoriais. Segundo tais tradições, sempre que perdemos um fragmento de alma tendemos a nos desanimar (=ficar sem ânima, sem alma). O Resgate visa devolver a integridade a pessoa em relação àquele aspecto que ela já esteja pronta para receber de volta.

Segundo as tradições nativas de diversos locais do planeta, todos nós doamos (ou mesmo perdemos) partes de nossas almas em diversos tipos de situações, normalmente em situações traumáticas (acidentes, mortes, separações, perdas de trabalho, doenças, etc.). Uma vez que tais perdas aconteçam, as tradições antigas dizem que precisamos resgatá-las e algumas vezes devolver as partes dos outros que estão conosco. Assim, teremos mais integridade e liberdade para ser quem somos e deixar os outros livres para serem quem são.

 

 

CACHIMBO SAGRADO

 

O achimbo sagrado (chanupa ou pipa sagrada) é considerado uma cura sagrada, é uma forma de oração e agradecimento ao Grande Espírito. Simboliza a paz e relações amistosas entre as tribos e nações do planeta.

O cachimbo, o tambor e o maracá, são considerados os instrumentos mais sagrados para muitas tradições nativas.

O fornilho e o tubo representam o aspecto feminino e masculino em perfeita união, é a representação da fertilidade e da criação.

O tabaco é uma planta sagrada, sendo o mensageiro que leva as nossas preces, pedidos e agradecimentos ao Grande Espírito.

É importante pitarmos (ato de fumar sem tragar o tabaco) com respeito, pois cada pitada do tabaco leva as nossas intenções a Divindade, devemos pitar todo o tabaco colocado no fornilho.

O cachimbo é a união com toda a nossa ancestralidade e o ato de pitarmos o cachimbo é o ato de honrarmos todos os nossos ancestrais.

Em essência o cachimbo sagrado representa a paz interior que vem do nosso âmago, a paz encontrada pelo equilíbrio das polaridades masculino e feminino dentro de nós.

Muitos nativos utilizam o cachimbo sagrado em seus atendimentos, outros rituais e aconselhamentos, pois neste momento ele se conecta com o Espírito do Tabaco, e este então, ajuda a mostrar uma visão mais ampla do problema da pessoa.

 

TEMAZCAL ou INIPI

 

O propósito da tenda do suor é a purificação. Purificar o corpo, a mente e o espírito.

Normalmente é utilizada esta purificação antes da realização de um ritual ou de uma cerimônia sagrada.

A tenda do suor tem forma circular, representando o elo sagrado e pode ser construída com salgueiros, pois o salgueiro é a árvore do amor, ele se curva facilmente e dificilmente se quebra. A porta normalmente é baixa para que entremos com humildade, ajoelhados.

A tenda de purificação é toda coberta de forma a ficar completamente escura, simbolizando o retorno ao útero da Mãe Terra. Representa um lugar seguro e aconchegante para nos purificarmos e renascermos, deixando ali tudo que não nos serve mais.

Este é um dos mais poderosos rituais de cura, trabalhando todos os níveis do ser humano. Na tenda também nos reintegramos ao ecossistema, pela doação do nosso suor à Natureza. O vapor que se forma dentro da cabana pela colocação de água sobre as pedras quentes é interpretado como a respiração do Grande Espírito, que tem o poder curativo para purificar e limpar nosso corpo físico, emoções, mente e espírito.

 

BASTÃO QUE FALA

 

O Bastão que fala era muito utilizado nas tradições nativas quando um Conselho se reunia, para que todos os participantes apresentassem seu ponto de vista sagrado.

Somente quem segura o Bastão tem o direito a palavra. Também muitas vezes se usa em conjunto a Pena da Resposta por quem deve responder a uma pergunta.

Com isso aprendemos a silenciar e ouvir os pontos de vista dos outros.

Qualquer cerimônia onde mais de uma pessoa irá se pronunciar pode-se utilizar o Bastão que Fala.

A ornamentação de cada Bastão que Fala é pessoal e bem reveladora. Pode-se utilizar penas, cores e ornamentos que achar apropriado. Quando utilizado penas e couros, leva-se a energia do animal para o Bastão que Fala, trazendo seus dons, características de cura e energia para dentro do Conselho que o está utilizando.

Devemos utilizar o Bastão que Fala sempre honrado as palavras e os pontos de vista de cada irmão que fala. O ponto de vista de cada participante de um Conselho deve ser levado em conta, nos ensinando a escutar e contribuir com o Todo.

 

CERIMONIA DA DOAÇÃO

 

Uma cerimonia sagrada de muita importância nas tradições nativas era a Cerimonia da Doação. Esse ritual consiste em doar objetos que ainda lhe são úteis, que lhes são caros para que sejam utilizados por outros membros da comunidade.

É o sacrifício, o desprendimento e o entendimento que não somos donos de nada, apenas a Mãe Terra está nos emprestando algum objeto para nosso aprendizado durante certo período de tempo.

A palavra sacrifício tem a raiz de um ofício sacro, sagrado é o “tornar sagrado”. Quando doamos devemos fazer sem apegos, doando com humildade e com a alegria que vem do coração. Representa a “entrega”, mais do que a entrega do objeto, representa o entendimento de entrega ao fluir universal, ao Grande Espírito.

A cerimonia da doação mostra a importância da partilha entre os povos, aprende-se a se libertar do apego às coisas materiais, sendo que o Grande Espírito provem tudo que se necessita.

Quanto mais uma pessoa valoriza as suas posses e se identifica com o que possui, mais dor e sofrimento essa pessoa está propensa a passar quando o ciclo natural dessas coisas se findarem. A falta de consciência traz dor, traz o medo e a consequente desarmonia com o Todo Sagrado, trazendo um estado de doença ao indivíduo.

Este ritual vem de outro ritual que era chamado de PRESERVANDO O ESPÍRITO. Este foi o primeiro ritual revelado pela Mulher Novilho Búfalo Branco.

Consiste da purificação do espírito de um ser amado que morreu para que ele possa retornar ao Grande Mistério. A segunda parte do ritual acontece um ano após a morte, quando os bens e pertences do morto são doados aos seus amigos, escolhidos pelo herdeiro natural da pessoa que fez a passagem.

Cada bem entregue auxilia no processo de libertação da alma para sua jornada de volta ao seio do Grande Mistério, ao mesmo tempo em que ensina sobre o desapego, não-materialismo, promove a reutilização dos pertences e também serve para relembrar, uma maneira de honrar o amigo ou parente que partiu.

Este ritual foi proibido pelo governo americano em 1890, por influência dos missionários cristãos, este ritual foi transformado na Cerimônia da Doação.

 

FOGO SAGRADO

 

O Fogo é um dos quatro elementos principais que constituem a Mãe Terra.

O Fogo se manifesta em 6 formas, no Avô Sol, no interior da Mãe Terra, através do Povo do Céu num Raio, a Lava que forma o Povo de Pedra, o Fogo que queima a madeira e no nosso interior.

Diz-se que através da medicina do Amor manifestamos o Fogo Sagrado em nosso interior, irradiando-o a nossa volta.

Em essência o Fogo Sagrado é o nosso entusiasmo e amor pela vida e suas relações, é deixar fluir o fogo (amor) que vem de dentro do coração. É o desejo de amar e também saber que se é amado, a compaixão para com todos os seres.

Devemos canalizar o “Fogo Sagrado” proveniente da Mãe Terra, visualizar subindo por nossos pés até o nosso centro de amor (o coração) para juntar-se com o “Fogo Sagrado” proveniente do Avô Sol e com isso fazer a união perfeita do Masculino e do Feminino dentro de nosso próprio Ser.

O estado de dor ou doença é a desconexão destes dois Fogos Sagrados. Por isso a importância da conexão com a Mãe Terra (e seu Fogo Sagrado) e do Avô Sol, esta conexão traz novamente o estado de “cura” para o indivíduo.

Antigamente o fogo era utilizado pelos curandeiros para manter seus corpos físicos aquecidos e protegidos durante as jornadas de cura.

O fogo é energia, é a representação do próprio espírito, da Divindade. Por isso um ritual ao redor de uma fogueira representa a conexão dos dois mundos, do mundo espiritual com o mundo material e com a ajuda dos Guias Espirituais as curas se processam.

 

DEFUMAÇÃO

 

A grande maioria dos caminhos espirituais tem rituais de limpeza e purificação com ervas. Algumas tradições nativas entendem que antes que uma pessoa passe por um ritual de cura, deve limpar-se de seus sentimentos e pensamentos negativos ou qualquer energia intrusa presente em seu campo de energia. A defumação é uma prática ancestral entre os nativos americanos.

No xamanismo os rituais de limpeza e purificação através de ervas sagradas é bastante comum e muito utilizado. A fumaça das ervas proporciona a limpeza do campo áurico, desbloqueando energias "presas" e intrusas.

A fumaça das ervas restabelece o equilíbrio e harmonia transmutando através do fogo as energias desqualificadas e purificando o campo áurico da pessoa ou o ambiente que está sofrendo o processo.

No processo de Defumação, trabalhamos com os quatro elementos da natureza. Colocamos a erva (ou ervas) numa concha de abalone (ou outro material) onde a mesma simboliza o Elemento Água. As ervas representam o Elemento Terra. A queima e o próprio fogo representando o Elemento Fogo. A pena que utilizamos para realizar a defumação representa o Elemento Ar.

Existem diversas formas de se realizar esse ritual, cabendo a pessoa que irá fazer o processo escolher a melhor forma para a situação que se apresenta.

Uma das maneiras de começar a realizar o ritual é invocando os elementais das ervas presentes na defumação e invocando e fazendo reverência aos Espíritos das Direções Sagradas.

 

DANÇA DO SOL

 

Esta é uma cerimônia de gratidão. A Dança do Sol acontece anualmente, quando a tribo se junta para mostrar gratidão ao Grande Espírito por tudo que o Criador tem dado ao povo. A Dança também é realizada para exprimir a unidade da tribo, a paz, poder e energia pela honra e gratidão manifestada ao Criador.

Normalmente dura quatro dias e, no passado, acontecia depois da caçada de búfalos, no Verão, que garantia a provisão de carne e peles para o Inverno. Voltou a ser praticado em 1941, depois de ser proibido em 1890 pelo governo norte americano.